InícioÚltimasBeber cerveja faz bem...

Beber cerveja faz bem aos intestinos e não engorda, concluem investigadores

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas como a obesidade, diabetes e cardiovasculares.

Em comunicado, o CINTESIS revela hoje que o estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, concluiu que “beber cerveja faz bem à microbiota intestinal”. 

“O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares”, salienta o centro. 

No decorrer da investigação, a equipa recrutou homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, para participarem num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool. 

Os resultados provaram que o consumo de cerveja, bebida que resulta da fermentação de cereais, “aumenta a diversidade da microbiota intestinal, sem aumentar o peso e a massa gorda”.

Ao mesmo tempo, os investigadores concluíram que a ingestão desta bebida “não interfere significativamente em biomarcadores cardiometabólicos”, como a glicose, colesterol e triglicéridos.

“Curiosamente, a fosfatase alcalina, um importante biomarcador de danos no fígado, rins e ossos, diminuiu no decurso do ensaio”, salienta o CINTESIS, acrescentando que o benefício da cerveja na saúde intestinal “provou ser independente do teor alcoólico”, ou seja, ocorre quer a cerveja tenha álcool ou não. 

Os investigadores acreditam que o efeito benéfico da cerveja poderá estar ligado com os polifenóis presentes na bebida, à semelhança do que acontece com o vinho tinto. 

Citados no comunicado, os investigadores salientam que o estudo “vem demonstrar que este tipo de bebidas ricas em polifenóis, no caso a cerveja, é uma abordagem interessante para aumentar a diversidade da microbiota intestinal”. 

O estudo, que foi liderado pelas investigadoras Ana Faria e Conceição Calhau, contou ainda com a participação de outros especialistas do CINTESIS. 

Mais notícias

Évora: Novo conceito do Mercearia Eborim junta sabores do Alentejo e tradição mediterrânica

O restaurante Mercearia Eborim, integrado no Évora Olive Hotel, reabriu em Évora com uma...

FootGolf: Pedro Brito apura-se para a fase final do Campeonato Nacional de Matchplay

O eborense Pedro Brito garantiu esta sexta-feira o apuramento para a fase final do...

ODigital.pt é um dos nomeados para os Prémios SAPO. Merecemos o seu voto?

O Jornal ODigital.pt está entre os nomeados da categoria “Melhor Parceiro Local” da 23.ª...

Évora: Presidente da UMP incentiva investimento e modernização no Legado do Caixeiro Alentejano

O presidente da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), Luís Alberto Silva, incentivou o Legado...

MeteoAlentejo avança com projeto piloto de divulgação meteorológica 24 horas por dia

A Associação MeteoAlentejo e a Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, no...

Google lança funcionalidade que permite escolher os jornais favoritos

O Google lançou esta quinta-feira em Portugal a funcionalidade "Fontes Preferidas" no motor de...

Jornal ODigital.pt lança serviço de newsletter e convida leitores a subscrever

O Jornal ODigital.pt lançou um novo serviço de newsletter, disponível a partir de hoje,...

Alentejo é a região com maior participação eleitoral nas últimas décadas

O Alentejo é a região de Portugal com maior participação eleitoral média entre 1975...

Novo single de Khiaro recupera memórias da adolescência e junta “Improvisos do Sul” (c/vídeo)

O cantor alentejano Khiaro lançou o novo single “Trigueirinha”, já disponível em todas as...

Mais visto