InícioÚltimasPessoas que fumam ou...

Pessoas que fumam ou ex-fumadores têm um risco 25% maior de ter diabetes tipo 2

As pessoas que fumam ou já fumaram têm um risco 25% maior de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com quem nunca fumou, segundo um estudo internacional noticiado pela EFE na segunda-feira.

“Os resultados mostram que as pessoas que fumam ou já fumaram têm um risco 25% maior de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que nunca fumaram”, noticiou a EFE com base no estudo da Unidade de Nutrição Humana da Universidade Rovira i Virgili (URV), em Espanha, em colaboração com a Universidade Sorbonne Paris-Nord, em França.

A diabetes tipo 2 é uma doença crónica, ou seja de longa duração, em que o corpo passa a ter dificuldade em usar a insulina (hormona que regula os níveis de açúcar no sangue).

A resistência à insulina leva ao aumento do açúcar no sangue e a sintomas como sede excessiva, vontade frequente de urinar, boca seca e cansaço.

O risco é mais elevado nas pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia, destacando que têm o dobro da probabilidade de desenvolver a doença, em comparação com os fumadores moderados ou ligeiros, segundo o estudo.

Os autores da pesquisa utilizaram dados de mais de 110.000 participantes da coorte NutriNet-Santé, um grupo de pessoas acompanhado ao longo do tempo para observar como hábitos de risco influenciam a saúde, em França.

Os dados da coorte NutriNet-Santé (um dos estudos de saúde pública com mais registos de pessoas na Europa) com acompanhamento médio de 7,5 anos registaram 1.175 novos casos de diabetes tipo 2, refere a EFE.

A investigação analisou em conjunto os efeitos do tabaco e do álcool no desenvolvimento da diabetes tipo 2.

O objetivo era compreender como fumar e beber álcool promove o risco de desenvolver a doença.

Os resultados da pesquisa mostraram que o consumo de álcool, em níveis baixos ou moderados, não está associado a qualquer efeito protetor contra a doença.

“Sabemos que o tabaco é um fator de risco muito claro, mas ficámos surpreendidos ao descobrir que o álcool por si só não modificou o risco de diabetes”, disse a investigadora da URV, Indira Paz-Graniel.

 O consumo de álcool não mostrou ser uma forma de prevenir a doença, apesar de estudos anteriores indicarem que beber um copo de vinho por dia pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo a EFE.

Mais notícias

PS quer saber número de utentes sem médico de família no Alentejo Central

O deputado do PS Luís Dias questionou o Governo sobre o número de utentes...

Alimentos doados são seguros e cruciais contra desperdício e insegurança alimentar

A associação ambiental Zero alertou hoje para a importância da segurança alimentar nas doações...

Alandroal: Feira “multigeracional” dos CLDS 5G reúne crianças e idosos à volta da saúde e do envelhecimento ativo (c/fotos)

A Feira dos CLDS 5G arrancou esta sexta-feira, 22 de maio, em Alandroal, com...

Pólen em níveis elevados no Alentejo: saiba quais as espécies com maior impacto

A concentração de pólen na atmosfera do Alentejo deverá atingir valores elevados durante a...

Mourão recebe Feira da Saúde com rastreios gratuitos e atividades para toda a comunidade

A Feira da Saúde de Mourão vai decorrer no próximo dia 20 de maio,...

ULS identifica três casos de sarampo e mais de 500 contactos de risco em Beja

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) identificou três casos de sarampo...

BE questiona Governo sobre queixas contra enfermeiro diretor da ULS Alentejo Central

O deputado do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo considerou “extremamente graves” as denúncias contra...

Suporte Básico de Vida Pediátrico em destaque em Ourique com ação aberta à comunidade

A Biblioteca Municipal de Ourique recebe, no próximo dia 20 de maio, pelas 18h00,...

Escola de Artes da UÉvora assinala 17 anos com novos desafios para o futuro (c/fotos)

A Escola de Artes da Universidade de Évora assinalou esta quarta-feira o seu 17.º...

Mais visto